Selo Unimed de Sustentabilidade

17/04/2017 14:59 | Última Atualização: 10/05/2017 11:10







Há 10 anos, a Unimed Lins é certificada com o Selo Unimed de Sustentabilidade concedido pela Unimed do Brasil. Em 2014 a certificação recebeu uma nova nomenclatura de classificação, possibilitando - a partir da análise de indicadores - o destaque à Unimed Lins na categoria Ouro. O Selo reconhece as cooperativas do Sistema Unimed que incorporam os temas essenciais da sustentabilidade em sua gestão nos âmbitos social, econômico e ambiental - premissa fundamental para o fortalecimento do cooperativismo, uma vez que sua origem está no progresso social e no desenvolvimento de toda a sociedade.

O objetivo é mobilizar as cooperativas do Sistema Unimed para a implantação de uma Política de Sustentabilidade, em busca do desenvolvimento sustentável, a partir da adoção de práticas socioambientalmente responsáveis.

O Selo Unimed de Sustentabilidade é considerado uma ferramenta de autodiagnóstico importante para auxiliar na estratégia da gestão responsável. A metodologia de avaliação baseia-se nos temas de responsabilidade social (Valores, Transparência e Governança, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Comunidade e Governo e Sociedade). Também são requisitos o registro sobre os projetos realizados pela Unimed Lins no Banco de Boas Práticas do Sistema Unimed e o preenchimento do Balanço Social modelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), adaptado às cooperativas que expõe de maneira detalhada os números referentes a prática da responsabilidade social da organização.