Projeto de Neutralização

17/04/2017 15:48 | Última Atualização: 10/05/2017 12:00

ANULAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA - GEE

Em abril de 2014, a Unimed Lins deu início ao Projeto de Neutralização, o qual prevê a  anulação dos gases do efeito estufa (GEE) emitidos pela Cooperativa. A partir da identificação das fontes de emissão nas unidades da Unimed Lins, é calculada a quantidade emitida, tendo como resultado o documento denominado “Inventário Corporativo das emissões de Gases de Efeito Estufa - Unimed Lins”.

Para a produção deste documento, a Unimed do Brasil disponibiliza uma “calculadora” (ferramenta para inserção dos dados referentes as fontes de emissão), a qual permite informar a quantidade utilizada de combustíveis, energia elétrica, gases (aparelho de ar-condicionado, fogão de cozinha, extintores...), geração de resíduos, entre outras. Sendo devidamente informadas todas as fontes, a ferramenta realiza um cálculo e indica a quantidade de mudas de árvores a serem plantadas para a neutralização dos GEE. Todos as fórmulas utilizadas para o cálculo constam no Inventário, o qual está sob os cuidados da Gestão de Responsabilidade Socioambiental. 

Plantio de mudas

No dia 03 de junho, por ocasião das ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, a Cooperativa em parceria com o Horto Florestal e participação de um grupo de colaboradores voluntários, realizou em uma pequena área do próprio Horto, o plantio de 33 mudas de árvores, conforme indicado pelo Inventário para a neutralização dos GEE emitidos pela Cooperativa durante o ano de 2013.

Entre as espécies estavam mudas de Aroeira Verdadeira, Canafistola, Cabreúva, Cedro, Jenipapo e Jequitibá-rosa.

Objetivos

  • Identificar as fontes de emissão dos gases de efeito estufa provocadas em função do funcionamento da Cooperativa;

  • Contribuir para a neutralização da emissão dos gases de efeito estufa;

  • Contribuir para a redução do impacto ambiental;

  • Emitir anualmente o documento “Inventário Corporativo das emissões de Gases de Efeito Estufa - Unimed Lins”.

Responsável

Ana Lúcia de Souza Andrade

Gestão de Responsabilidade Socioambiental

Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone/Fax: (14) 3533-4812 - ramal: 4901 ou 4903