AMUL - Associação da Mulher Unimed de Lins

17/04/2017 15:06 | Última Atualização: 02/05/2018 18:07

SOBRE A AMUL

A Associação da Mulher Unimed de Lins foi fundada em 17 de setembro de 2002 como um projeto social da Unimed de Lins Cooperativa de Trabalho Médico. Participamos de diversas ações de responsabilidade social junto à comunidade de Lins e microrregião, atuando através de trabalho voluntário como agente de transformação para uma sociedade mais inclusiva. As associadas são pessoas ligadas ao Sistema Unimed e quaisquer voluntárias que queiram engajar em nossa proposta de trabalho.

Uma conquista importantíssima da AMUL foi o “Teste do Olhinho”, teste que se tornou obrigatório em recém-nascidos através da Lei Municipal 4.896/2006 e posteriormente da Lei Estadual 12.551/2007, quando foram realizadas doações de aparelhos para a Santa Casa de Lins, Cafelândia e Hospital Geral de Promissão.

PROJETO VIDA ILUMINADA

Nosso principal projeto é o “PROJETO VIDA ILUMINADA” que oferece às pessoas com deficiência visual, oportunidades de vivências diferenciadas através de práticas artísticas, de lazer e participação em eventos, contribuindo para o desenvolvimento de seus potenciais, autoestima e autoconfiança. A finalidade é fazer com que aconteça a inclusão social, educacional, profissional e moral para que a sociedade os reconheça como indivíduos capazes, respeitando-os e valorizando-os sem qualquer discriminação.

Realizamos diariamente em nossa sede atendimentos aos assistidos de: alfabetização com leitura/escrita em Braille e letras ampliadas; atividades de vida diária (AVD) como higiene pessoal, alimentação, atividades domésticas; habilitação e reabilitação através de atividades de vida prática (AVP) como ir ao banco, compras, utilizar ônibus e passeios junto da comunidade Linense; treinamento em Orientação e Mobilidade (somos referência do município), inclusive fornecendo as bengalas doadas pelo Rotary Club Lins Sul – Distrito 4480; aulas de informática pelo sistema Dosvox (comunicação através de síntese de voz); jogos adaptados, práticas artísticas, de lazer e atividades culturais; aulas de inglês além de disponibilizarmos empréstimos de livros em Braille e Audiolivros  de nossa Biblioteca Acessível.

CURSO BRAILLE PARA MULTIPLICADORES

Realizamos o “Curso Braille para Multiplicadores” que tem como conteúdo programático um breve histórico do Sistema Braille, grafia Braille, o código Braille na matemática – sinais básicos e o uso da reglete, punção e máquina de datilografia Braille. Com carga horária de 30 horas, o curso é ministrado pela Pedagoga da AMUL Daniela da Silva Atanásio, com o objetivo de capacitar professores, profissionais afins e demais interessados envolvidos com a inclusão.

NOSSO OBJETIVO

Nosso objetivo é contribuir para uma sociedade mais inclusiva, consciente e melhor informada sobre a prevenção da deficiência visual e sobre as oportunidades para essas pessoas, iluminando suas vidas em busca da plenitude e cultivando soluções transformadoras.

DIRETORIA 2018/ 2022

Presidente: Mitiko Morimoto Trida

Vice-Presidente: Jupira Maria Costa Candeloro

Diretora de Educação e Ação Social: Sonia Maria Malfatti Bovolenta

Diretora de Marketing: Deisy Shibelli Correa Sanches Gomes

Diretora Administrativa: Ana Lúcia de Souza Andrade

Diretora Administrativa II: Marici Siguedomi Miyazaki

Diretora Financeira: Elisangela Sanches Pinheiro

Diretora Financeira II: Setsuko Wada Kamei

Conselho Fiscal:
Cisleine Patrícia Gasparotti Nakata
Érika Komatsu Gentil
Maria Alves de Andrade Aragão dos Santos
Vanessa Figueiredo Corrêa
Victória Harue Sato Fontana

Pedagoga:
Daniela da Silva Atanásio

Local: Rua Dom Bosco, 13 - Centro - Lins/SP - Fone: (14) 3533-4812 - ramal: 4903